Projeto Boas Novas
anunciando o evangelho

Vivendo o Pai-nosso

Portando vós orareis assim.
Mateus 6.9


 O alvo da oração é o ouvido de Deus e como Deus é Aquele que sonda mente e coração nossas orações deve estar recheada de verdade e não somente palavras bonitas.A oração do Pai-nosso é a oração mais conhecida em todo mundo e foi ensinada por Jesus como um modelo de oração como algo que também devemos aplicar em nossa vida.

No livro A Sós com Deus o autor cita algo que acho muito interessante:
Não posso dizer “Pai” se não me esforço todos os dias para agir como filho.
Não posso dizer “nosso” se vivo só para mim, trancando em um compartimento espiritual impenetrável. 
Não posso dizer "que estás no céu” se não estou aguardando nenhum tesouro lá.
Não posso dizer “santificado seja teu nome” se não estou me esforçando para viver em santidade.
Não posso dizer “venha o Teu Reino” se não estou fazendo tudo o que posso para apressar vinda desse maravilhoso dia.
Não posso dizer “seja feita tua vontade” se sou desobediente a tua palavra.
Não posso dizer “assim na terra como no céu” se não quero servi-lo aqui e agora.
Não posso dizer  “o pão nosso ... dá-nos hoje”  se sou desonesto ou se sou comprador de mercadoria ilegal.
Não posso dizer  “perdoa a nossas dividas” se guardo ressentimento contra alguém.
Não posso dizer  “não me deixe cair em tentação” se me coloco deliberadamente nesta situação.
Não posso dizer livrai-me do mal”  se eu não procuro me revestir de toda a armadura de Deus.
Não posso dizer “ Teu é o reino”  se não dou ao Rei a lealdade que lhe é devida com um fiel súdito.
Não posso atribuir a Ele  "o poder”  se temo os que homens possam fazer.
Não posso imputar a Ele glória” se busco honra somente para mim mesmo.
Não posso dizer “para sempre” se o meu horizonte da minha vida é inteiramente limitado  pelas coisas atemporais.
Por fim, não posso dizer “amém” se eu também não acrescento “custe o que custar”, porque o dizer esta oração honestamente equivale a consagrar toda minha vida a Deus.

Jesus viveu em uma época em que os religiosos viviam uma vida de oração de mentira, pois faziam orações longas vãs repetições e se colocam de forma a serem visto e ditos por suas atitudes como homens de Deus, mas esta atitude não agradava a Deus  nem fazia deles homens de Deus.
Jesus no sermão do monte nos ensina que a oração do Pai-nosso vai muito além do que palavras a serem repetidas, mas esta oração define a atitude e o espírito que devemos ter, devemos viver o Pai-nosso praticá-lo em nossa vida, pois ai sim estaremos de fato orando o Pai -nosso.